segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Ciência


No decorrer da evolução, o homem, que fazia parte de uma sociedade baseada no mito como explicação de todas as coisas, passou a duvidar e questionar as tais explicações dadas aos fenômenos naturais, baseando-se agora no uso da razão.
A partir desse confronto entre mito e razão surge a Ciência, que busca comprovar a veracidade de uma idéia ou afirmação através do uso de um determinado método. Ela influencia, modifica e contribui para a evolução da humanidade até os dias de hoje.
O desenvolvimento da ciência age de modo positivo e de modo negativo na sociedade. Seu lado positivo está ligado a todos os estudos e descobertas que favoreçam a vida, como por exemplo, os avanços da medicina no decorrer dos tempos, que garante ao homem viver mais e melhor e o surgimento das tecnologias que contribuem para o avanço da comunicação e da informação e diminui fronteiras.
No decorrer da evolução, a ciência pôde suprir e criar necessidades, permitindo que o homem compreenda melhor a natureza e utilize os recursos naturais a seu favor. A evolução do homem foi acompanhada pela evolução cientifica, o homem descobriu a eletricidade, inventou o telefone, a televisão, o avião, carros, combustíveis, remédios, curas para doenças e tantas outras coisas favoráveis e que inclusive aumentaram a média de vida humana.
Apesar de todos os benefícios a ciência também trouxe ao mundo diversos fatores prejudiciais. Para adaptar a natureza às suas condições de vida, o homem precisou explorar os recursos oferecidos por ela como minerais, petróleo, vegetação e água. Tais recursos, se usufruídos sem precaução poderão se esgotar e se tornar insuficiente para o consumo. Outro lado ruim é a poluição que acompanha o desenvolvimento, capaz de desequilibrar o meio natural e extinguir espécies animais e vegetais, assim como diminuir a % de água potável.

A ciência nos acompanha a todo o momento. Ela diminuiu fronteiras, aperfeiçoou as linhas de produção, criou, inovou, curou e facilitou nossa vida, não esquecendo é claro, que a ciência criou armas, matou, poluiu, explorou e hoje a mesma ciência que salva também destrói e ameaça os diversos tipos de vida no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário